Como me considero um espectador forte e que não se afeta
fácil, quando me percebi extremamente incomodado logo nos primeiros segundos de
projeção de The Killing of a Sacred Deer,
soube que estava diante de um filme singular.
Não que isso seja novidade, tendo em vista que o trabalho do
diretor grego Yorgos Lanthimos está entre os mais interessantes e originais do
cenário cinematográfico atual, e depois de incomodar e divertir com os
fantásticos Dente Canino e O Lagosta, ele chega aqui ao seu
trabalho mais original e perturbador.
A trama acompanha um cardiologista que por negligência foi
responsável pela morte de um paciente durante uma cirurgia, e aos poucos passa a
se encontrar com o filho desse paciente, que parece estar querendo algum tipo
de vingança.
Há no filme uma aura mística, ao mesmo tempo divina e
diabólica, que parece sempre se esconder embaixo de uma superfície quase
igualmente incômoda.
O diretor Yorgos Lanthimos e seu diretor de fotografia
habitual Thimios Bakatakis apostam constantemente em lentes bem abertas, que
além de distorcerem um pouco as bordas das imagens, dão ao espectador uma visão
mais ampla, reforçando o sentimento de quebra de privacidade dos personagens e
também trazendo um caráter mais metafísico. E ao seguir os personagens em
longos planos ou então trazer a câmera se aproximando lentamente deles, a
sensação inquieta de que estamos vendo algo que não devíamos fica ainda mais
forte.
Outro detalhe curioso é que raramente a câmera é posicionada
na altura dos olhos dos personagens, sendo frequentemente posta ou acima de
suas cabeças ou bem abaixo, o que acentua o desconforto e reforça a temática do
filme (seria a visão de Deus ou do Diabo?).
Conforme a trama avança, a visão pessimista e cruel do filme
se intensifica, muitas vezes se manifestando em sutilezas: repare, por exemplo,
como o gesto de carinho que o personagem de Colin Farrell faz em seu filho (que
está no chão) parece mais apropriado a um cachorro (que não por acaso se
encontra logo ao lado). E a insistência de alguns personagens de elogiarem as
mãos “belas e limpas” do protagonista também é uma forma irônica de comentar
como suas mãos na verdade estão, simbolicamente, sujas de sangue.
Aliás, esse não é o único paralelo simbólico envolvendo o corpo
humano no filme: enquanto o fato do protagonista ter muitos pelos no corpo (o
que em mais de um momento é comentado por outros personagens) parece se
relacionar com sua insistência em manter sua casa cercada por arbustos, em
vários momentos também vemos personagens sobrepostas com árvores (reparem na
personagem de Kidman no hospital e em sua filha no momento em que está cantando
sozinha).
Tendo eficientes momentos pontuais de humor, mas sempre se
mostrando disposto a incomodar, The
Killing of a Sacred Deer não é um filme fácil, não é adorável, pelo
contrário, é muito detestável. Por consequência, deve desagradar muita gente,
mas para quem está disposto a sair da zona de conforto e ter uma experiência
única, ainda que perturbadora, este filme é perfeito.
Ótimo! |
João Vitor, 13 de Dezembro de 2017.
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