“Straight Outta Compton” é um
filme surpreendentemente bom. Digo que é surpreendente pois biografias de
artistas não vêm sendo um forte do Cinema americano nos últimos anos, e a
história real que inspirou esta obra tem várias armadilhas que poderiam
estragar a narrativa (como o excesso de personagens e a questão social), mas
felizmente isso não acontece e o filme se mostra coeso e bem sucedido.
Ambientado nos anos 80 o roteiro
segue os cinco jovens que usaram suas experiências pessoais, como a constante
violência policial à qual eram submetidos, para escreverem raps de protesto e que
alcançaram sucesso no mundo todo com o nome de N.W.A.
O primeiro acerto do grupo de
quatro roteiristas é retratarem o processo de criação das letras e a formação da
banda de maneira convincente, ainda que claramente simplifiquem algumas
situações e tragam vários diálogos que com certeza não aconteceram dessa
maneira na vida real. E ainda que possua aqui e ali alguns momentos mais
artificiais (como a discussão entre o personagem de Paul Giamatti e um policial
em frente à gravadora), o texto consegue desenvolver com cuidado o alto número
de personagens importantes, e faz com que o espectador entenda suas motivações.
Outra coisa interessante do filme
é a maneira como ele transita com fluência de diálogos convencionais para
momentos de grande tensão. E a direção ágil e segura de F. Gary Gray, que
mantém a câmera inquieta e aposta em ruídos graves constantes para acentuar o
desconforto crescente de algumas cenas, consegue não apenas deixar o espectador
apreensivo, como ainda cria momentos de ação extremamente marcantes – como a
cena que abre o longa e envolve uma invasão policial, e outra que traz uma
correria caótica depois de um show.
A montagem também merece créditos
pela energia imposta nas cenas de apresentações, onde os cortes sincronizados
com o ritmo da música surgem de maneira orgânica e sem chamar demais a atenção
para si. Já a fotografia é extremamente feliz ao utilizar a luz solar para
criar constantes flares, que
curiosamente lembram muito as luzes utilizadas em palcos – como se lembrasse os
personagens daquilo que eles almejam.
É necessário destacar também que o
filme ainda tem algumas sutilezas muito interessantes – reparem na naturalidade
e o cansaço com que Ice Cube olha uma ação violenta da polícia (sem esconder
seu desgosto, mas sabendo que não pode fazer nada contra), ou então quando um
policial manda os personagens se deitarem no chão e eles, antes mesmo de
receberem a ordem, já vão entrelaçando os dedos atrás das costas (passando para
o espectador a informação de que eles já passaram por isso dezenas de vezes,
sem precisar apelar para um diálogo expositivo).
Mas apesar de todas as qualidades
técnicas, me arrisco a dizer que o filme não seria nada mais do que mediano se
não fossem seus atores. Sendo homogeneamente competente, o carisma do elenco é fundamental
para que o espectador consiga se envolver e se importar com os personagens.
Paul Giamatti, ator que já
ofereceu performances impecáveis (“Sideways”, 2004) e outras vergonhosas (“A
Dama na Água”, 2006), surge aqui surpreendentemente bem. Apesar de sua
caracterização exagerada, seu personagem está longe de ser uma caricatura,
convencendo pela maturidade, e servindo como a voz sensata para os impulsivos
membros da banda.
Mas talvez o maior destaque do
elenco seja Corey Hawkins como Dr. Dre, que não apenas é muito carismático,
como ainda tem a chance de protagonizar duas cenas comoventes de peso
dramático, se saindo incrivelmente bem. Aliás, é interessante e corajoso que a
trilha sonora não apele para melodias melodramáticas para tentar arrancar lágrimas,
deixando o trabalho quase que todo por conta do ator.
Voltando a encontrar uma força
dramática em seus últimos minutos depois de uma hora final bem monótona, “Straight
Outta Compton” funciona como denúncia ao racismo e à violência policial ao
mesmo tempo em que é uma experiência envolvente e marcante. Não é o filme mais
original do mundo, nem tampouco inovador, mas não deixa de ser extremamente
competente e prova que ainda é possível fazer uma boa biografia em Hollywood.
Muito Bom! |
P.S: Há duas versões deste filme:
uma de duas horas e vinte, e outra de duas horas e quarenta e cinco. Este texto
é baseado na versão mais longa.
João Vitor, 5 de Fevereiro de 2016.
Crítica originalmente publicada no site Pipoca Radioativa: http://pipocaradioativa.com.br/
Crítica originalmente publicada no site Pipoca Radioativa: http://pipocaradioativa.com.br/
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