sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Palpites Oscar 2015

A lista a seguir reúne todas as categorias do Oscar, com o possível vencedor em cada uma, junto com quem eu gostaria que vencesse e quem eu acho que não merece.

Melhor Filme:

Vai vencer: Birdman

A briga está entre Birdman e Boyhood, mas aposto no primeiro por ter levado os três principais prêmios de sindicatos (melhor filme no sindicato dos produtores, melhor direção no sindicato dos diretores, e melhor elenco no sindicato dos atores) 

Qual seria meu voto: Já que Garota Exemplar, que foi o melhor filme do ano, não foi indicado, meu voto seria em Birdman.

O Que Seria Justo: Um empate entre Birdman e Boyhood

Não merece: O Jogo da Imitação, que não deveria nem ter sido indicado.


Melhor Diretor:

Vai vencer: Richard Linklater

É possível uma vitória do Iñárritu pelo Birdman, já que ele venceu o premio mais importante até aqui (Directors Guild Award), mas pelo trabalho e dedicação de Linklater, acredito que e Academia não resistirá em premiá-lo.

Qual seria meu voto: Alejandro González Iñárritu

Não merece: Morten Tyldum, que deveria ter dado lugar à Ava Duvernay ou Damien Chazelle (se for considerar apenas os diretores indicados à Melhor Filme)


Melhor Ator:

Vai vencer: Michael Keaton

Eddie Redmayne venceu o SAG e pode ser considerado o favorito, mas como Michael Keaton está em um filme melhor e em um "renascimento" que a Academia adora reconhecer, minha aposta é nele.

Qual seria meu voto: tanto Michael Keaton quanto Eddie Redmayne merecem, mas votaria no primeiro pela superioridade do filme.

Não merece: Benedict Cumberbatch, um ótimo ator, mas que interpreta um personagem mal desenvolvido em um filme fraquíssimo. Aliás, sua vaga deveria ter sido dada ou à Jake Gyllenhaal (O Abutre) ou à David Oyelowo (Selma), que interpretam personagens fascinantes em filme infinitamente superiores.


Melhor Atriz:

Vai vencer: Julianne Moore

Uma das poucas categorias que já pode ser dada como ganha, Julianne More é uma excelente atriz que nunca foi premiada no Oscar, e oferece uma interpretação impecável em um ótimo filme.

Qual seria meu voto: Rosamund Pike, sem pensar duas vezes.

Não merece: todas estão excelentes, mas Reese Witherspoon está em filme consideravelmente mais fraco e em um papel bem mais fácil, então é a que menos merece.


Melhor Ator Coadjuvante:

Vai vencer: J. K. Simmons (crítica de Whiplash aqui)

Outra categoria que já está ganha, J. K. Simmons ganhou todos os prêmios até aqui e é impossível que não leve o Oscar também.

Qual seria meu voto: J. K. Simmons

Não merece: todos merecem muito, mesmo Robert Duvall estando em um filme infinitamente inferior que os outros concorrentes.


Melhor Atriz Coadjuvante:

Vai vencer: Patricia Arquette

Outra categoria ganha, não há chance alguma de Patricia Arquette não vencer aqui.

Qual seria meu voto: Patricia Arquette

Não merece: apesar de apenas Patricia Arquette ser a única que realmente merece, nenhuma das outras candidatas estão mal em seus papéis, mesmo que Keira Knightley e Meryl Streep estejam em filmes que deveriam ter sido ignorados, e Laura Dern tenha uma participação minúscula em seu filme, e só tenha sido indicada por interpretar uma figura trágica.


Melhor Roteiro Original:

Vai vencer: Birdman

Aqui as chances estão quase que 50/50 entre Birdman e O Grande Hotel Budapeste. Os dois filmes já vão vencer em outras categorias, e Birdman tem chances nas principais, enquanto O Grande Hotel Budapeste só vai vencer nas técnicas, então o premio de roteiro pode sair como consolação. Mas como acho que Iñárritu não leva o prêmio de melhor diretor, e corre o risco de não levar o de melhor filme também, o premio de roteiro também pode ser uma maneira da Academia reconhecer o seu trabalho, então minha aposta vai nele.

Qual seria meu voto: Birdman

Não merece: todos merecem, não haveria injustiça independente do vencedor.


Melhor Roteiro Adaptado:

Vai vencer: O Jogo da Imitação (crítica completa aqui)

Seria lamentável ver um roteiro tão problemático como o de O Jogo da Imitação levar a estatueta, mas como o filme recebeu 8 indicações e não vai ganhar em mais nenhuma outra categoria, o prêmio deve sair como consolação. Mas ainda não é impossível que o bom senso prevaleça e o prêmio acabe indo para Whiplash ou A Teoria de Tudo (que na verdade não tem um roteiro digno de prêmio, mas só pelo fato de O Jogo da Imitação não vencer já seria algo a se comemorar). 

Qual seria meu voto: Sou fã do Paul Thomas Anderson, mas como não vi Vício Inerente, votaria em Whiplash.


Melhor Filme Estrangeiro:

Vai vencer: Ida (Polônia)

Esta é sempre uma categoria difícil de se prever, mas tendo em vista a temática do filme polonês, deve ser ele a levar o prêmio, mas o sucesso e a qualidade de Leviatã (Rússia) e Relatos Selvagens (Argentina) ainda os mantém na disputa.

Qual seria meu voto: Relatos Selvagens

Também merece: Leviatã e Tangerines (Estônia)

Não merece: Ainda não vi o candidato da Mauritânia, mas todos os outros 4 merecem, mesmo Ida sendo um pouco inferior aos demais.


Melhor Animação:

Vai vencer: Como Treinar Seu Dragão 2

Qual seria meu voto: Como Treinar Seu Dragão 2

Não merece: Só vi Como Treinar Seu Dragão 2 e Operação Big Hero, e os dois merecem.


Melhor Documentário:

Vai vencer: Citizenfour

Qual seria meu voto: Não vi nenhum dos indicados, mas Citizenfour ganhou praticamente todos os prêmios até aqui, então deve levar a estatueta.


Melhor Documentário em Curta Metragem:

Vai vencer: Disque-crise para Veteranos

Qual seria meu voto: Não vi nenhum dos indicados.


Melhor Fotografia:

Vai vencer: Birdman

Emmanuel Lubezki já foi várias vezes injustiçado pela Academia, e mesmo tendo vencido ano passado, seu trabalho em Birdman é impecável e dificilmente não vai vencer.

Qual seria meu voto: Birdman

Não merece: Não vi Sr. Turner, mas todos os outros 4 merecem, por mais que seria triste ver Roger Deakins vencer seu primeiro prêmio por um filme tão problemático como Invencível.


Melhor Montagem:

Vai vencer: Boyhood

Qual seria meu voto: Whiplash, embora Boyhood também mereça muito.

Não merece: O Jogo da Imitação, embora seu trabalho de montagem não seja tão pavoroso quanto seu roteiro, ainda assim está longe de merecer prêmios, e deveria ter dado a vaga para Garota Exemplar.


Melhor Trilha Sonora:

Vai vencer: A Teoria de Tudo

Qual seria meu voto: Como as duas melhores trilhas do ano não foram sequer indicadas (Birdman e Garota Exemplar), votaria em A Teoria de Tudo, que é um bom trabalho, mas não merecia o Oscar.

Não merece: O Jogo da Imitação


Melhor Música Original:

Vencedor: Glory – Selma

Selma é um filmaço que foi injustamente ignorado em várias outras categorias, o prêmio de música vai como "consolação"

Qual seria meu voto: Glory, embora goste muito de Lost Stars (Mesmo se Nada Der Certo)

Não merece: Everything Is Awesome (Uma Aventura Lego)


Melhores Efeitos Visuais:

Vai vencer: Interestelar

Qual seria meu voto: Interestelar, mas o trabalho de motion capture de O Planeta dos Macacos: O Confronto também é impecável e merece o prêmio.

Não merece: Todos merecem.


Melhor Edição de Som:

Vai vencer: Sniper Americano

Também pode vencer: Birdman

Qual seria meu voto: Sniper Americano

Não merece: São todos bons trabalhos, mas O Hobbit: A Batalha dos 5 Exércitos é tão decepcionante que acaba não merecendo.


Melhor Mixagem de Som:

Vencedor: Whiplash

Também pode vencer: Sniper Americano

Qual seria meu voto: Whiplash

Não merece: Todos merecem, mesmo eu não sendo muito fã de Invencível.


Melhor Curta Metragem:

Vai vencer: The Phone Call

Qual seria meu voto: Não vi nenhum.


Melhor Curta Metragem em Animação:

Vai vencer: O Banquete

Qual seria meu voto: Só vi O Banquete e não achei nada de mais.


Melhor Figurino:

Vai vencer: O Grande Hotel Budapeste

Qual seria meu voto: O Grande Hotel Budapeste

Não merece: Malévola é tão ruim e esquecível que mesmo não me lembrando de seus figurinos, acho que não deveria vencer de qualquer jeito.


Melhor Design de Produção:

Vai vencer: O Grande Hotel Budapeste

Qual seria meu voto: O Grande Hotel Budapeste

Não merece: Caminhos da Floresta se passa quase que inteiro dentro da floresta e no escuro, o que prejudica o design de produção, então é o que menos merece.


Melhor Maquiagem:

Vai vencer: Guardiões da Galáxia

As chances de O Grande Hotel Budapeste vencer aqui também é muito grande, mas tendo em vista o sucesso comercial de Guardiões da Galáxia, e o fato de que O Grande Hotel já vai levar outras estatuetas, acredito que o filme da Marvel deva levar esta.

Qual seria meu voto: Gosto muito do trabalho do O Grande Hotel Budapeste e do Guardiões da Galáxia, mas votaria em Foxcatcher, um ótimo filme que não vai levar mais nada.

Não merece: Todos merecem 




Nenhum comentário:

Postar um comentário