domingo, 26 de fevereiro de 2017

Palpites Oscar 2017

Assim como nos últimos dois anos, seguem minhas apostar para o próximo Oscar:

Melhor Filme

Vai vencer: La La Land

Depois de dois anos onde a categoria principal foi uma das mais divididas (Boyhood vs Birdman em 2015 e Spotlight vs O Regresso vs A Grande Aposta em 2016), voltamos à previsibilidade habitual da Academia. La La Land é o tipo de filme que não desagrada ninguém e (o que é mais importante) venceu praticamente todos os prêmios que servem de termômetro para o Oscar (incluindo o PGA, que praticamente sempre coincide). Não restam dúvidas de que irá vencer.

Qual seria meu voto: em ordem de preferência: A Chegada > A Qualquer Custo > Manchester à Beira Mar > Moonlight > La La Land > Um Limite Entre Nós > Até o Último Homem > Lion > Estrelas Além do Tempo.


Melhor Diretor

Vai vencer: Damien Chazelle (La La Land)

Outra categoria praticamente ganha. Além de a Academia ter adorado La La Land (que foi recordista de indicações ao lado de Titanic e A Malvada), Chazelle levou o DGA (Sindicato dos Diretores), que é o principal termômetro para a categoria.

Qual seria meu voto: Denis Villeneuve (A Chegada)


Melhor Ator

Vai vencer: Casey Affleck (Manchester à Beira Mar)

Casey Affleck vinha vencendo todos os principais prêmios da temporada, é um excelente ator em um excelente filme, porém enfrenta uma campanha negativa envolvendo seu envolvimento em um processo por assédio sexual, e perdeu aquele que é o principal termômetro para a categoria, o SAG, que foi para Denzel Washington. Mas enquanto o SAG é o principal termômetro e tem coincidido com o Oscar de Melhor Ator nos últimos 13 anos (!!), Denzel Washington não venceu nenhum dos outros prêmios da temporada... então é uma categoria bastante dividida, mas minha aposta vai em Affleck.

Qual seria meu voto: Casey Affleck


Melhor Atriz

Vai vencer: Emma Stone (La La Land)

Emma Stone é carismática, já foi indicada antes, a Academia adorou o filme, e ela venceu o SAG (Sindicato de Atores). Tem tudo para levar. A única que poderia surpreender é Isabelle Huppert, uma veterana dona de uma carreira invejável e que vem fazendo muita campanha, porém nem concorreu ao SAG e está em um filme bastante controverso e em língua estrangeira (apenas duas atrizes venceram por performances em língua não inglesa), é bastante difícil...

Qual seria meu voto: Isabelle Huppert (Elle)


Melhor Ator Coadjuvante

Vai vencer: Mahershala Ali (Moonlight)

Venceu o SAG, a Academia precisa premiar Moonlight de alguma forma, e sua vitória tem ainda uma importância política.

Qual seria meu voto: Michael Shannon (Animais Noturnos), mas fico satisfeito com Mahershala Ali também.


Melhor Atriz Coadjuvante:

Vai vencer: Viola Davis (Um Limite Entre Nós)

Aqui não tem o que discutir, este prêmio já está ganho antes mesmo de serem anunciadas as indicadas. Viola Davis já bateu na trave duas vezes, é uma excelente atriz, em uma excelente atuação, e tem tempo de tela suficiente para estar concorrendo na categoria principal.

Qual seria meu voto: Viola Davis está excelente, sem dúvidas, mas deveria concorrer como atriz principal, não coadjuvante, então votaria em Michelle Williams (Manchester à Beira Mar).


Melhor Roteiro Original

Vai vencer: Manchester à Beira Mar

Esta é uma categoria bastante equilibrada: La La Land pode fazer a lavada e ganhar aqui também (não merece, pois seu roteiro está entre suas coisas mais fracas – embora ainda seja ótimo), e a divisão de votos pode beneficiar A Qualquer Custo ou até mesmo O Lagosta, o único sem chances é Mulheres do Século XX. Mas aposto em Manchester por ser um filme excelente que pode não vencer outras categorias.

Qual seria meu voto: O Lagosta, mas fico muito satisfeito com Manchester à Beira Mar


Melhor Roteiro Adaptado

Vai vencer: Moonlight

Se Moonlight concorresse como roteiro original (como fez em outras premiações), esta categoria estaria ganha para A Chegada, mas como entrou como adaptado (por causa das regras da Academia) é o favorito, embora A Chegada ainda possa surpreender.

Qual seria meu voto: A Chegada (disparado!!)


Animação

Vai vencer: Zootopia

É divertido e tem ainda uma mensagem política sobre preconceito e inclusão, perfeita para o momento político americano atual.

Qual seria meu voto: Adoro Zootopia, mas A Tartaruga Vermelha está em outro nível, votaria nele.


Documentário

Vai vencer: OJ: Made in America

Se aqui valesse a regra dos curtas e filme estrangeiro de só poder votar quem provar que vi todos os indicados, diria que a vitória de OJ era certa, pois é impossível assisti-lo e não acha-lo infinitamente superior aos demais. Mas como sua duração é de quase 8 horas, isso pode afastar algumas pessoas e beneficiar A 13ª Emenda, que é dirigido por Ava DuVernay, com quem a Academia está em débito por não ter indicado por Selma. Porém, Oj venceu o Sindicato de Produtores e é o melhor, então aposto no bom senso, por mais que goste muito de A 13ª Emenda

Qual seria meu voto: gosto de todos, mas OJ: Made in America está MUITO acima dos demais, tem que vencer!


Edição de Efeitos Sonoros

Vai vencer: Até o Último Homem

Filmes de guerra sempre levam vantagem aqui, e Até o Último Homem tem um trabalho admirável, embora ainda seja possível que A Chegada surpreenda e leve este prêmio como “consolação”, já que tem poucas chances nas demais categorias.

Qual seria meu voto: A Chegada

P.S: se La La Land vencer aqui prova que a Academia tem que rever sua regra de deixar todos os membros votar em todas as categorias, pois ficará claro que a maioria nem sequer cabe do que se trata o trabalho de edição de efeitos sonoros.


Mixagem de Som

Vai vencer: La La Land

Musicais sempre levam vantagem nesta categoria, e La La Land é o queridinho da vez, não tem como não vencer.

Qual seria meu voto: A Chegada, por ser mais ousado, inovador, e narrativamente competente, mas La La Land também merece.


Curta Animação

Vai vencer: Piper

Qual seria meu voto: não poderia votar, pois só vi Piper (que achei de um primor técnico admirável), e nesta categoria só vota quem viu todos.


Curta Live-Action

Vai vencer: Ennemis Intérieurs

Qual seria meu voto: não vi nenhum dos indicados


Curta Documentário

Vai vencer: Capacetes Brancos

Qual seria meu voto: não vi nenhum dos indicados.


Filme Estrangeiro

Vai vencer: O Apartamento (Irã)

O alemão Toni Erdmann ainda pode ser o favorito, mas O Apartamento é um ótimo filme e que pode servir de prêmio político, já que seu diretor foi impedido de comparecer à cerimônia por causa das medidas xenofóbicas de Donald Trump.

Qual seria meu voto: meu preferido é Toni Erdmann, mas Oscar também é política, então votaria em O Apartamento (que também é um filme muito bom, não o escolheria se não fosse).


Trilha Sonora

Vai vencer: La La Land, não há dúvidas.

Qual seria meu voto: Moonlight tem meu tema favorito, mas Jackie tem o trabalho mais original e ousado, levaria meu voto.


Canção Original

Vai vencer: City of Stars (La La Land), outra praticamente ganha.

Qual seria meu voto: City of Stars


Maquiagem e Cabelo

Vai vencer: Star Trek: Sem Fronteiras

Como o franco favorito (Florence: Quem é Essa Mulher?) não foi sequer indicado, a categoria fica em aberto, todos podem vencer, mas aposto de Star Trek por ser um trabalho que chama a atenção e divide menos os votantes do que o sueco Um Homem Chamado Ove e o Esquadrão Suicida.

Qual seria meu voto: Star Trek

Figurino

Vai Vencer: Jackie... ou La La Land

La La Land tem de tudo para vencer o máximo de prêmios possíveis, porém a Academia normalmente não premia figurinos contemporâneos, e Jackie venceu os principais prêmios da temporada (incluindo o BAFTA, que tem coincidido com o Oscar nessa categoria nos últimos anos), então minha aposta vai nele, mas se La La Land vencer não será surpresa.

Qual seria meu voto: Jackie


Design de Produção

Vai Vencer: La La Land

Outra categoria que não há o que se discutir

Qual seria meu voto: La La Land


Fotografia

Vai vencer: La La Land, não há dúvidas.

Qual seria meu voto: A Chegada


Montagem

Vai vencer: La La Land

Que pena, pois o trabalho de montagem de A Chegada é tão primoroso...

Qual seria meu voto: A Chegada (seria um dos prêmios mais merecidos da noite)


Efeitos Visuais

Vai vencer: Mogli – O Menino Lobo

Mogli tem vencido os principais prêmios dessa categoria e deve vencer, mas não descarto surpresas de Doutor Estranho e até mesmo de Kubo e As Cordas Mágicas ou Rogue One.

Qual seria meu voto: Doutor Estranho



Nenhum comentário:

Postar um comentário